PROJETO AOS ASSISTIDOS DA APAE

28 de janeiro de 2020
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O projeto tem como propósito oportunizar a fuga da rotina de seus afazeres diários, onde as pessoas com necessidades especiais possam expressar seus sentimentos e emoções nas tarefas propostas. As atividades relacionadas ao cultivo de plantas, o contato com o solo, passeios ecológicos, possuem efeitos especialmente importantes para pessoas com limitações físicas, mentais e intelectual potenciam a recuperação da sua independência, da sua habilidade manual e da sua qualidade de vida.

O objetivo é proporcionar aos assistidos da APAE (Bagé-RS), conhecimento prático/teórico de diferentes ações agroecológicas e sustentáveis. O desenvolvimento do projeto conta com atividades semanais com o grupo da APAE, como oficinas de aprendizagem sobre o tema proposto, aulas práticas em campo e atividades ao ar livre para incentivo e motivação dos alunos  para educação ambiental. Buscou-se com esse projeto de extensão obter resultados em relação à socialização entre os assistidos e a sociedade em si.

A atuação dos projetos de extensão da URCAMP tem sido fundamental na concretização das ações propostas, dando oportunidade a professores de repassarem seus conhecimentos e dos alunos do curso de Agronomia, terem a experiência da atuação em trabalhos extensionistas, crescendo como cidadãos e futuros profissionais.

 

RESULTADOS

A partir da experiência proporcionada pela convivência e oportunidade de ensinar estes jovens, obtivemos resultados  que atividades como música, passeios ao ar livre, a conexão com a terra e o devido cuidado para que todos participassem, respeitando seus limites, contribuíram para o desenvolvimento físico e intelectual dos assistidos

Figura 1. Preparo em vasos Pet para cultivo em flores. APAE. Bagé, 2017.

Figura 2. Vasos semeados com flores e identificados com balões. APAE. Bagé, 2017.

Figura 3. Atividade relacionada ao conto “João e o Pé de Feijão”. APAE. Bagé, 2018.

Figura 4.  Atividade sobre plantio e germinação de plantas. Bagé, 2018.

Autores:

Ana Cláudia Kalil Huber1, Daniel Carlos C. Pimentel1; Tainá Alves da Rosa2

1 Professores do Centro Universitário da Região da Campanha, Curso de Agronomia, Urcamp, Bagé, RS. Email: anahuber@urcamp.edu.br. 2 Graduanda do Curso de Agronomia da URCAMP, Bagé, RS.

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp