LOGÍSTICA REVERSA E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DOS PNEUS INSERVÍVEIS NO BRASIL

15 de junho de 2021
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LOGÍSTICA REVERSA

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DOS PNEUS

Dentre os resíduos sólidos produzidos pela população, os pneus ocupam um papel de destaque na discussão dos impactos sanitários e ambientais pelo prejuízo causado devido à sua disposição incorreta. Os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para entupimentos de redes de águas pluviais, poluição de rios, enchentes e ocupam um enorme volume nos aterros sanitários. Pilhas de pneus podem ser fonte de substâncias nocivas em caso de incêndio, sendo que a queima descontrolada desse material libera gases tóxicos.

Como forma de prevenir a geração de resíduos de pneus, as primeiras regulamentações brasileiras envolvendo pneus surgiram a partir da década de 1990. Em relação à logística reversa de pneus no Brasil, pode-se afirmar que esta ação é recente e foi impulsionada pela Resolução Nº 416 do CONAMA (2009), pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010) e pela Instrução Normativa Nº 01 do IBAMA (2010), surgindo a obrigatoriedade e a fiscalização sobre a cadeia de produção e de descarte de pneus.

A logística reversa para disposição de pneus inservíveis aponta para a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores e revendas, o que é benéfico para a coleta, uma vez que reduz custos e facilita a logística. Uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira é a Reciclanip, criada em 1999, voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis no país. Desde a sua criação, já foram contabilizados mais de 1.000 pontos de coleta no Brasil, bem como já foram recolhidos mais de 4,1 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 821 milhões de pneus de carro de passeio!

Dados do autor

Nome: Camila Simonetti

Cidade onde reside: Porto Alegre

Formação acadêmica: Graduada em Engenharia Civil, também é mestra e doutora em Engenharia Civil

Atividade exercida: desempenha o cargo de vice-superintendente de projetos e obras na UFRGS, atuando há mais de dez anos no quadro técnico da instituição. Atuou, também, no Ensino Superior, ministrando disciplinas na área da Construção Civil. Colabora e orienta pesquisas em nível de graduação.

 

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LOGÍSTICA REVERSA E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DOS PNEUS INSERVÍVEIS NO BRASIL

Camila Simonetti, Anderson Leffa Bauer, Fernanda Pacheco e Bernardo Fonseca Tutikian

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