COMPOSTEIRA DE JARDIM

31 de outubro de 2019
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Certamente, você já conhece o modelo de Composteira Doméstica com módulos empilháveis. (Logo abaixo tem a imagem de um dos Kits da Compostchêira). Esse modelo de módulos empilháveis é ideal para quem reside em apartamento ou em casa sem área verde/pátio. Mas, agora você que reside em locais com área verde/pátio tem a opção da Composteira de Jardim.

Composteira Doméstica com Minhocas Californianas, Serragem, Touquinha e brinde

Com o intuito de trazer maior praticidade e maior agilidade no processo de Compostagem Doméstica, a equipe da Compostchêira desenvolveu a Composteira de Jardim. De mesma sorte, essa composteira proporciona uma gestão mais eficiente e econômica dos resíduos em Condomínios, Restaurantes e Instituições de Ensino.

‘Qual a diferença entre a Composteira Doméstica e a Composteira de Jardim?’

Primeiramente, cabe ressaltar que os dois modelos de composteira utilizam a mesma técnica para transformar os resíduos orgânicos/lixo orgânico em húmus/adubo orgânico, ou seja, a vermicompostagem com Minhocas Californianas.
No entanto, atentos a realidade de famílias que possuem área verde/jardim, a Compostchêira buscou resgatar a antiga técnica utilizada em pequenas propriedades rurais, a saber: a Compostagem Campeira.

minhocário caseiro de madeira
minhocário feito com bambu e lona

Acima de tudo, a Compostchêira conseguiu com a Composteira de Jardim garantir :

  • Total segurança: pois, diferentemente da Composteira Campeira, a Composteira de Jardim não possibilita entrada de ratos, baratas, gambás…
  • Otimização de espaços: Isso porque, a Composteira de Jardim, diferentemente da Composteira de módulos, pode ficar ao tempo (sempre protegida do sol).
  • Design inteligente: também, proporciona maior praticidade no processo de compostagem, principalmente na etapa de retirada do húmus.

Portanto, estes são os princípios que fundamentam a Composteira de Jardim:

+ praticidade,

+ segurança,

+ eficiência,

+ economia

Como instalar e utilizar a Composteira de Jardim?

Composteira de Jardim no pátio com árvore
Kit Composteira de Jardim de 120 litros
  • Onde instaladar a composteira?

1 – Coloque em área verde (pátio com grama ou terra).

2 – Dê preferência para locais sombreados

3 – O local deve possuir boa drenagem. Cuidado com locais que alagam com chuvas fortes.

4 – Deixe a Composteira de Jardim bem estabilizada no local. Logo, recomendamos que revire um pouco a terra e aproveite a mesma para fixar as laterais da composteira.

  • Como funciona a Composteira de Jardim?

1 – Na sequência, abra a tampa superior e coloque as Minhocas Californianas que acompanham o Kit. Em seguida, despeje os resíduos orgânicos no fundo da composteira.

2 – Depois disso, cubra BEM com matéria seca (serragem, folhas secas ou grama seca) os resíduos.

3 – Repita esse procedimento até encher a Composteira. Nunca ultrapasse a marca dos respiradores laterais.

  • Como retirar o húmus da Composteira?

1 – Abra a portinha na parte inferior da Composteira de Jardim.

2 – Retire com uma pazinha ou ancinho o húmus da parte de baixo da Composteira.

3 – Então, após retirar cerca de 1/3 do húmus da Composteira,  terás espaço para colocar mais resíduos.

Quais resíduos podem ser compostados?

Em princípio, qualquer resíduo que já fez parte de uma planta ou animal pode ser compostado. Todavia, recomendamos que não sejam colocados na Composteiras os seguintes resíduos:

  • Restos de carne e peixe.
  • Ossos de animais.
  • Grandes quantidades de laticínios e gorduras.
  • Produtos químicos (a maioria mata ou desacelera os organismos vivos no composto e no solo).
  • Fezes de PETs (Apresentaremos uma solução para esses resíduos em uma próxima publicação, utilizando a Composteira de Jardim).

Dica: Não se preocupe se as cascas de ovos, as sementes de manga ou os caroços de abacate demorarem para decompor. Basta quebrar bem as cascar de ovos e deixar as sementes de abacate e manga por mais tempo. Mas, esteja certo que as minhocas adoram esses três resíduos!

Quanto tempo até poder retirar o húmus?

Finalmente, os primeiros resíduos depositados estarão transformados em Húmus em, aproximadamente, 60 dias. Todavia, a rapidez do processo irá variar dependendo de quão saudável é o solo do jardim. Ou seja, além das Minhocas Californianas, o processo depende de fungos, vermes (minhocas) e outros seres minúsculos.

Quais cuidados devemos ter com a Composteira de Jardim?

Certamente, insetos e roedores não serão atraídos. Além disso, compostagem não causar mau cheiro. Todavia, deve-se atentar para a formiga.

Logo, para afugentar as formigas recomendamos que seja inserido, juntamente com os demais resíduos, borra de café. Isso porque, ela serve como repelente de formigas.

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp