Quer divulgar tua pesquisa ou trabalho?

5 de junho de 2017
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Seja bem vindo(a) ao blog Compostchêira

Qual a função de um blog?

Entender a finalidade (função) dos blogs nos ajuda a entender porque as informações que encontramos na internet são, muitas vezes, superficiais. Em outras palavras, a internet acaba sendo “um mar de informações, onde a água nunca passa da canela”.

Nessa busca desenfreada em atrair público, os blogs vão se transformando em Frankensteins, ou seja: um ser que, mesmo tendo um coração bom (intensões boas), acaba gerando grande antipatia em muitas pessoas.

Refletindo nesse desserviço que um blog pode causar a uma determinada ideia, nós da Compostchêira decidimos limitar nossas publicações ao esclarecimento de conceitos e questões que estejam relacionadas ao Meio Ambiente, Boas práticas ambientais, Inovações/Ideias sustentáveis,  Compostagem e aos Resíduos Sólidos (RS). A restrição nas publicações se faz ainda mais necessária devido à obscuridade que costuma se evidenciar na relação entre: Cidadão (Indivíduo que gera resíduo), “Lixo” (Resíduo produzido pelo indivíduo) e Município (Gerenciamento dos resíduos).

Assuntos abordados no blog?

O blog da Compostchêira divulga assuntos que estiver relacionado com o tema da Sustentabilidade. Para facilitar, nosso blog possui categorias norteadoras para as publicações, são elas:

  • Resíduos Orgânicos e Compostagem
  • Resíduos Sólidos: conceitos relacionados
  • Resíduos Sólidos: leis e incentivos fiscais
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente
  • Energias renováveis e Iniciativas inovadoras
  • Alimentação saudável, Hortas e inovações agrícolas
  • Recursos Hídricos

O que é PMGIRS?

Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PMGIRS): municípios do RGS: uma vez que a elaboração do referido Plano é “condição necessária para o Distrito Federal e os municípios terem acesso aos recursos da União, destinados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos” (SINIR), somado ao fato da grande maioria dos cidadãos desconhecerem o conteúdo do PMGIRS, buscamos oferecer um espaço para os responsáveis pelos RS nos municípios gaúchos apresentarem uma síntese do Plano. Já enviamos e-mail para os 100 municípios mais populosos do RGS oferecendo este espaço. Municípios gaúchos, ou mesmo de outros estados (nesse caso abriremos outra categoria no blog), que não foram contatados podem enviar artigos sem nenhum problema.

Qual o objetivo do blog?

O objetivo do blog da Compostchêira é ser um canal direto ao cidadão, divulgando informações que, na maioria das vezes, acabam circulando apenas em locais muito específicos da sociedade (ex: universidades e repartições públicas). Também vale ressaltar que só aceitamos textos de pessoas que estejam envolvidas publicamente na questão dos Resíduos Sólidos (o que é o caso em questão). Com essa medida, buscamos dar maior credibilidade às publicações.
Como podes ver em nosso blog, a ideia é que o autor do artigo/texto escreva uma espécie de apresentação do seu trabalho para um leitor leigo no assunto.
Não há qualquer custo para a divulgação.

Como publicar o seu artigo?

Quanto aos textos para publicação no blog da Compostchêira:
• a ideia dos textos é que fujam do formato acadêmico e que tentem ser mais acessíveis ao público geral. Para tanto, buscar explicar o ‘porque’ da pesquisa e evitar explicações muito técnicas seriam dois passos interessantes para nortear o texto.
• Sobre os prazos, não há datas definidas. Iremos lançar os textos nas redes sociais e no blog da Compostchêira assim que forem chegando, contudo, faremos apenas uma publicação semanal. Com isso, esperamos que os textos tenham uma maior atenção do público.

Orientações para elaboração do texto:
1) Enviar em formato.doc (word – de preferência) para o e-mail: contato@compostcheira.eco.br ;
2) De preferência, o texto deve ter o mínimo de 500 palavras;
3) O texto deve conter no mínimo três subtítulos que explique questões relevantes sobre o assunto
4) Conter referências dos dados e imagens apresentados.
5) Os textos devem evitar conter referência política ou partidária. Buscamos com isso que a PNRS seja tratada como uma política de interesse público, não de interesse partidário;
6) Informar links para acessar o conteúdo do texto.
7) Dados do autor (nome, cidade natal e cidade onde reside, formação acadêmica e atividade exercida).

Aguardamos o teu contato para maiores explicações

Att

Equipe Compostchêira

COMPARTILHE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp